top of page

Referência como ponto de encontro, localizado na mais famosa área central da cidade e passagem de milhares de pessoas diariamente. O Parque Halfeld, ou “PH” para os mais íntimos, é uma das áreas usadas para atividades de lazer ao ar livre em Juiz de Fora. Apesar de situado em meio ao caos urbano, rodeado de ruídos e fumaça, há contrastes que despertam a atenção de quem por lá passa. Plantas, árvores, flores, animais e até mesmo vento, chuva e pedras, convivem diretamente com as interferências do homem e servem de refúgio à correria do dia a dia.

 

Próximo à Rua Santo Antônio, mesas de jogos de damas, xadrez e baralho reúnem dezenas de pessoas diariamente no Parque Halfeld. O aposentado Pedro Luiz de Magalhães, 70 anos, frequenta o espaço há mais de 50 anos para jogar damas. Assim como Pedro Luiz, o ex-motorista de ônibus Nilo da Fonseca, 60, não perde uma partida quando vem a Juiz de Fora. “Tem que perder pra ele pra ser amigo dele”, brinca Nilo.

 

Hoje bem tombado, o PH foi comprado pela Câmara Municipal em 1854 e passou a se chamar, na época, Largo Municipal. Depois de vendido pelo engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld, as obras de reforma demoraram a começar, tendo início em 1879. Passados 27 anos, foi novamente reformado e passou a se chamar Praça Coronel Halfeld. Até as décadas de 1950 e 1960, a presença da natureza era mais perceptível, antes de sua área de terra e areia serem substituídas por novos passeios de pedra portuguesa.

 

As últimas obras aconteceram em julho de 2014, quando o espaço recebeu nova iluminação e novas lixeiras; passou por reforma do coreto, fechando o espaço com vidro; teve as árvores podadas e a grama capinada, e o parquinho reformado. Devido ao tempo, diversas modificações foram feitas no Parque Halfeld, mas a essência das práticas de lazer continuam sendo passadas de geração a geração.

Parque Halfeld
Floresta ou concreto?

Elaborado pelos alunos da disciplina Técnica de Produção Jornalística em Hipermídia da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF):

Adson Franklin, Bruno Stephan, Gabriel Rocha, Luiz Fernando Lenzi, Nathália Rippel, Sabrina Chinelato, Vitor Ramos e Ysabella Silva

 

O projeto é desenvolvido e orientado pela professora Fernanda Sanglard.

2014. Proudly created with Wix.com

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page