top of page

Até 1978 Fazenda da Lajinha. Hoje, uma das áreas usadas pela população juizforana para diversão e lazer. O atual Parque Natural Municipal da Lajinha, nomeado dessa forma pelo Decreto nº 11.266 de 10 de julho de 2012, oferece espaço e atividades gratuitas para quem procura lazer ao ar livre. O local passou por uma única reforma em 2012.

 

Aberto ao público todos os dias – incluindo feriados -, das 8h às 17h, o Parque conta com atrações como coreto, bonde, quiosque, viveiro de plantas e também atrativos naturais: lago, cachoeiras, trilhas e jardins. Uma academia ao ar livre e área para recreação infantil completam os serviços encontrados pelos frequentadores.

 

Os interessados em meio ambiente podem procurar pelo Centro de Educação Ambiental (Cedam), onde são desenvolvidas atividades educacionais com crianças e adultos. Depois de uma palestra sobre a biodiversidade do Parque e preservação ambiental, os visitantes participam de uma caminhada guiada ao redor do lago.

 

O Parque da Lajinha, como conhecido popularmente, fica na entrada de Juiz de Fora e tem uma área de aproximadamente 867 mil m², incluindo a mata nativa, as trilhas, o lago, os jardins e passeios. Sua floresta nativa é uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica na cidade. A fauna é constituída, principalmente, por aves, peixes, mamíferos de pequeno e médio porte, répteis e pequenos invertebrados.

 

O eletricista Rubens Ribeiro tem o Parque como local favorito para suas caminhadas. “Eu não troco aqui por lugar nenhum”, afirma.

Parque da Lajinha
Lazer por meio da natureza

Elaborado pelos alunos da disciplina Técnica de Produção Jornalística em Hipermídia da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF):

Adson Franklin, Bruno Stephan, Gabriel Rocha, Luiz Fernando Lenzi, Nathália Rippel, Sabrina Chinelato, Vitor Ramos e Ysabella Silva

 

O projeto é desenvolvido e orientado pela professora Fernanda Sanglard.

2014. Proudly created with Wix.com

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page